Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Transparência Macau

Macau: irregularidades e royalties na mira do MP

O Grupo de Atuação Regional de Defesa do Patrimônio Público (GARPP), criado pela Resolução 117/2013, está em fase de instalação na sede das Promotorias de Justiça na Comarca de Mossoró. A atuação do grupo, no entanto, está direcionada para as Comarcas de Macau, Pendências, Assu, Apodi, Areia Branca e Governador Dix-Sept Rosado.

Segundo Augusto Carlos rocha de Lima, promotor de Justiça, este é um projeto piloto que está em fase de estruturação física, mas a existência do GARPP já foi oficiada para as promotorias relacionadas.

IRREGULARIDADES E ROYALTIES Para delimitar as Comarcas que fariam parte do grupo,  a Administração Superior do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) levou em consideração dois critérios. A recorrente publicação de notícias dando conta de irregularidades contra o erário é o primeiro critério. O segundo critério tem como base a aplicação dos recursos federais arrecadados através dos royalties do petróleo.

Segundo o MPRN, os serviços públicos oferecidos por estes municípios encontram-se em situação de precariedade, não havendo diferença dos serviços prestados nos municípios que não recebem recursos federais da exploração do petróleo.

O GARPP tem como atribuição oficiar inquéritos civis, iinquéritos policiais, procedimentos de investigação criminal, e processos judiciais destinados a apurar ilícitos de natureza cível e criminal praticados em detrimento do Patrimônio Público em Macau, Pendências, Assu, Apodi, Areia Branca e Governador Dix-Sept Rosado.

Fonte:MPRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário