A partir de março próximo, o
Procon da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai contar com
mais duas salas de audiência e uma secretaria para acompanhar o
andamento de processos de quem procura o órgão, em busca da resolução de
problemas gerados na relação de consumo.
Com essa ampliação da estrutura física vai ser possível dobrar o
atendimento registrado no ano passado, de acordo com estimativa do
coordenador de defesa do consumidor Dary Dantas Filho.
“Esperamos dobrar o atendimento e assegurar mais agilidade na
solução dos problemas encaminhados pelo cidadão ao Procon Legislativo. A
nossa missão é oferecer um atendimento adequado e tentar resolver o
problema do consumidor. O cidadão não é obrigado a saber tudo, mas nós
somos obrigados a atendê-lo adequadamente, cumprindo a nossa missão
constitucional”, afirma.
No ano passado, o Procon Legislativo abriu 902 processos, realizou
979 audiências, conciliando 479 processos, representando 49% de acordos
dos problemas. Além disso, foram feitos 834 atendimentos presenciais e
430 por telefone, perfazendo um total de 3.145 atendimentos em 2012.
“Estamos dando o nosso recado com atendimento de qualidade,
resolvendo os problemas na relação de consumo que chegam ao Procon da
Assembleia”, afirma Dary Dantas.
No próximo mês ele vai a Brasília participar da reunião do Sistema
Nacional de Defesa do Consumidor para definir as diretrizes da Política
Nacional de Relações de Consumo.
Em 2013, o Procon da Assembleia Legislativa, que começou a
funcionar em setembro de 2011, vai se integrar ao Sistema Nacional de
Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC que é um banco de dados
nacional que permite o registro dos atendimentos individuais aos
consumidores. É também uma fonte para elaboração da Política Nacional
das Relações de Consumo.
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