Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PAULO DAVIM: “FALÊNCIA E QUEBRADEIRA DO ESTADO SE DEVEM À MÁ GESTÃO”

O quadro de falência e de quebradeira do Estado do Rio Grande do Norte se deve a uma desorganização crônica e à má gestão financeira da gestão Rosalba Ciarlini (DEM). A avaliação é do senador Paulo Davim, presidente estadual do Partido Verde no Rio Grande do Norte. “Esse quadro que está aí, de falência, de quebradeira, deveu-se a crônica desorganização e má gestão financeira, e, depois, à queda de receita. Aí não tem quem se segure”, afirmou o parlamentar.
Segundo Paulo Davim, a quebradeira no Estado do Rio Grande do Norte – antecipada por O Jornal de Hoje ainda no dia 19, e confirmada ontem oficialmente pelo secretário de Planejamento, Obery Rodrigues -, compromete o Estado e tem repercussão em todas as áreas. “O potencial turístico fica comprometido, porque, se os serviços básicos não serão oferecidos com presteza, é óbvio que vai ter repercussão em todas as áreas, segurança, educação. E olhe que estou falando só de manutenção da máquina, sem tecer comentário sobre os investimentos. O Estado vai hibernar por alguns anos”.
Paulo Davim disse ainda ver a atual situação do Estado como de extrema gravidade, porque, pelo que se apresenta, o Estado perdeu a capacidade gerencial. “Na hora que você não tem condição de cumprir com suas obrigações em áreas básicas, como saúde, educação, segurança, cumprir compromisso com fornecedores, com servidores, então acho que o Estado fica à deriva. Então é grave, é crise institucional séria, envolvendo os poderes, mas, sobretudo, demonstrando a mais completa falta de capacidade gerencial. É uma crise sem precedentes”.
SAÍDAS
O senador Paulo Davim, contudo, apresenta o que, na opinião dele, poderiam ser saídas para o atual quadro. “Eu acho que o governo terá que pactuar, vai ter que chamar os poderes, sentar, provocar reunião, com os poderes Legislativo, Judiciário, representantes da bancada federal, para fazer uma exposição e tentar pactuar e buscar solução. Porque sozinho o Executivo já demonstrou que não tem capacidade gerencial”.
Dentro desta iniciativa, Davim sugere a instalação de um Comitê de Crise. “Instale um comitê de crise, faça uma pactuação com os poderes, uma ampla conversa com todos os representantes, para tentar buscar uma solução. Porque aí está em jogo o futuro do RN, o bem estar da sociedade, não pode haver mesquinhez nas atitudes, a postura tem que ser de atitudes largas”.
O senador disse, entretanto, faltarem dados consubstanciados para um juízo de valor mai acurado. “Eu teria que ter informações estratégicas, privilegiadas, e não disponho de informações. As informações que tenho são da imprensa e já são suficientemente assustadoras.
Eu suponho que as informações que circulam nos gabinetes e, sobretudo, na área econômica, deverão ser muito mais assombrosas. Mas, de toda sorte, o quadro atual é um quadro que não aponta para recuperação rápida”.
Médico, militante do setor de saúde pública, Davim disse que quando vê setores de serviços essenciais, como a saúde, que vive uma crise, fechando UTIS, ao invés de abrir, se assusta com “a débâcle administrativa do Estado do RN”.
Sandra Rosado: “Rosalba está sendo desrespeitosa com o RN”
A deputada federal Sandra Rosado (PSB) afirmou hoje que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) “está sendo desrespeitosa com o Rio Grande do Norte”, pelo desastre administrativo, pelo tratamento dados aos servidores e, agora, pelo desrespeito aos demais poderes constituídos, o Legislativo e o Judiciário. Para Sandra, o desrespeito da governadora tem beirado à irresponsabilidade.
“Acho que a governadora está sendo desrespeitosa com o RN. Primeiro pelo desastre do seu governo, pela falta de gestão eficiente. Depois pelo desrespeito que vem demonstrando ter com os servidores públicos, inclusive médicos e professores, e agora com as instituições”, analisou a parlamentar. “Este é um fato inusitado porque o RN nunca assistiu a um caos tão profundo como esse, ter uma autoridade que ocupa um cargo de governador que desrespeita os outros poderes constituídos”.
Ainda segundo a deputada Sandra Rosado, “Rosalba desrespeita o Legislativo, o Judiciário e o próprio governo, que ela conquistou e que está sendo repudiada pelo povo do Rio Grande do Norte por causa da sua postura desrespeitosa”.
DECLARAÇÃO
Sandra Rosado também abordou a declaração da governadora, de que o Tribunal de Justiça e o Ministério Público estariam se comportando como “filhos sem mesada”. Para a deputada, tratou-se de uma declaração “irresponsável” por parte da governadora. “Irresponsável. Totalmente irresponsável. Ela não pode tratar o Poder Judiciário, o Poder Legislativo dessa forma. No final das contas, o RN merece respeito, e ela está sendo desrespeitosa com a população e com os poderes constituídos”.
 “RN está vivendo um caos e isso pode se aprofundar”
“O meu sentimento é que o RN está vivendo um caos, e que isso pode se aprofundar”, continua a deputada Sandra Rosado. “E vejo na população um cansaço pelo desrespeito, pela gestão que se mostra desestruturada para governar o Estado. Uma governadora que nas horas que a população mais precisa se utiliza de auxiliares como se auxiliares tivessem sido eleitos pelo povo e que não foram. Realmente, o secretário definiu muito bem o governo de Rosalba, que ele faz parte: o governo está quebrado”, acrescentou a deputada, sobre a declaração do secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, ontem nas páginas de O Jornal de Hoje.
Sandra Rosado afirmou que Rosalba não tem como sequer culpar o passado sobre a crise, porque assim atingirá frontalmente políticos que estão atualmente ao lado dela, como os ex-governadores José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB). Além disso, a parlamentar aponta uma contradição do governo, que no início deste ano afirmou que as finanças estavam recuperadas. “Ela não disse que tinha recuperado tudo? Ficar olhando para trás, vai olhar para Agripino e Garibaldi, sendo deselegante com essas mesmas pessoas. Quando olha para o retrovisor, não se enxerga só Wilma e Iberê, mas enxerga Garibaldi e Agripino, e as coisas do RN não se resolvem com blá, blá, blá”, afirmou.
Sandra Rosado afirmou que não é fora de propósito aventar a possibilidade de intervenção federal no Rio Grande do Norte, conforme surge nos bastidores. “Eu acho que se o caos continuar, e a governadora continuar agindo dizendo que as pessoas são filhos sem mesadas, é uma coisa que merece uma atitude enérgica. E quando o Poder Judiciário aventou essa possibilidade é porque vê fundamento para isso”.
Para a deputada socialista, resta ao RN pedir a Deus a benção para o Estado. “Porque o RN está precisando que sua fé seja renovada para que dê juízo a quem governa para ter equilíbrio. Porque dessa forma nós vamos assistir a um desastre cada vez maior”.
Fátima: “Acabou. Governo Rosalba caminha para um fim antecipado”
BUZÃO
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) afirmou hoje que a população do Rio Grande do Norte está surpresa com as últimas notícias envolvendo a administração agora das finanças do governo Rosalba Ciarlini (DEM). Segundo a petista, “é a falência total de um governo que está caminhando para um fim antecipado”.
“A população do RN está surpresa com as últimas notícias do governo Rosalba, dando conta que essa gestão conseguiu aprofundar o caos que todos já sentíamos. É a falência total de um governo que está caminhando para um fim antecipado”, explicou. Na avaliação da petista, porém, o quadro de quebradeira geral do Estado contrapõe o discurso oficial, de que a gestão havia equilibrado as contas públicas.
“O que é estranho nisso tudo é que o governo do DEM venha desde o início do ano divulgando na sua mídia oficial que, a partir de 2013, a gestão ia deslanchar, que tinha conseguido ajustar as contas e colocar a casa em ordem. Falava também que vem recebendo total apoio da presidenta Dilma e tinha viabilizado empréstimos milionários junto ao BNDES e Banco Mundial”, citou a deputada. “De uma hora para outra descobrimos que era pura falácia, apenas marketing”.
Ainda de acordo com a deputada Fátima Bezerra, apesar dos recordes de arrecadação, dos empréstimos e da parceria republicana do governo federal, “a gestão do DEM é um desastre político e administrativo, a maior enganação que já vimos entre os governos que passaram pelo Palácio Potengi. Esse governo acabou”, afirmou.
Por  Alex Viana – Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário