Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Trajetória

biografia

Conheça um pouco sobre a história do josé agripino

José Agripino Maia nasceu no dia 23 de maio de 1945 na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É filho de Tarcísio de Vasconcelos Maia (ex-governador do RN) e Joseresa Tavares Maia. É irmão de Ana Silvia (empresária) e de Otto Maia (diplomata). Casado com a historiadora Anita Catalão, é pai do economista no mercado internacional Alexandre Maia e do advogado e deputado federal Felipe Maia. José Agripino cursou o primário (ensino fundamental) no Externato Dom Bosco (Mossoró), o Ginásio (ensino médio) no Colégio Santo Antônio Marista (Natal) e no Colégio Andrews (Rio de Janeiro). Graduado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado da Guanabara (RJ), concluiu os estudos universitários em 1967, aos 22 anos. Pós-Graduado em Estabilização de Taludes pela Universidade do Estado da Guanabara, trabalhou na iniciativa privada como engenheiro e executivo até 1979 quando surgiu o primeiro desafio da carreira política, hoje uma trajetória de 32 anos.

A HISTÓRIA

Em 1979, aos 34 anos, recebeu a missão de ser prefeito nomeado de Natal. O desafio na carreira do jovem engenheiro foi marcado por uma gestão inovadora. Usando técnicas da iniciativa privada, José Agripino apostou no relacionamento com a população para estabelecer uma administração dinâmica. Já naquela época realizou o planejamento participativo, destinando os recursos do executivo de acordo com as necessidades apontadas pelo povo em reuniões com a comunidade. Investiu na educação, na geração de emprego e nas ações renovadoras para impulsionar o crescimento da capital. Conseguiu transformar o então filho do governador Tarcisio Maia em uma das grandes promessas da política no Rio Grande do Norte.
A desenvoltura no comando da prefeitura de Natal lhe rendeu credibilidade para em 1982, ser eleito governador do estado, na primeira eleição direta realizada depois do regime militar de 64, vencendo um dos ícones da política potiguar, Aluizio Alves.

NO EXECUTIVO

Como governador do RN, teve participação decisiva no movimento que levou o país de volta à democracia. Em 1984, foi um dos primeiros chefes de executivo estadual a romper com o governo militar. Ajudou a fundar a chamada Frente Liberal, que apoiou o então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, à Presidência da República, em 1985. A visão de futuro que sempre aplicou em suas gestões no executivo, proporcionou grandes avanços para o Rio Grande do Norte. Foi a determinação, polidez, responsabilidade e o desejo imenso de avançar sempre que transformaram o menino perfeccionista de Mossoró, que chorava quando tirava 9,5 nas provas do colégio, numa referencia nacional, orgulho do povo potiguar. Desenvolveu vários projetos inovadores como:
  • Projeto Crescer

  • Projeto Curral

  • Projeto Terra Verde

  • Via Costeira/Rota do Sol

  • 1500 quilômetros de estradas

  • Balcão de Ferramentas

  • Drenagem da Ribeira

  • Pau Amarelo

NO LEGISLATIVO

José Agripino está no 4º mandato como Senador pelo Rio Grande do Norte. No Senado da República, foi presidente da comissão mista que elaborou o Código de Defesa do Consumidor, da Comissão de Serviços de Infraestrutura e da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – a mais importante da Casa. Por unanimidade, assumiu em 2001 a liderança do partido Democratas (antigo PFL), sendo reconduzido ao cargo ininterruptamente. Durante dez anos consecutivos comandou uma das maiores bancadas de oposição do país com equilíbrio e postura responsável. Como líder de oposição Agripino apontou erros do Executivo Federal, indicou soluções, fiscalizou de maneira vigilante os gastos públicos, conduziu debates, articulou projetos, direcionou votações e desempenhou um papel fundamental no equilíbrio de forças dentro do Congresso Nacional. Um trabalho primoroso exigiu responsabilidade e comprometimento. Foi a determinação, polidez, responsabilidade e o desejo imenso de avançar sempre que transformaram o menino perfeccionista de Mossoró em uma referencia nacional. Hoje, em todo o Brasil, o senador José Agripino é sinônimo de credibilidade, firmeza, competência. É um líder com inegável capacidade de articulação e postura responsável. É combativo, sem utilizar de agressões, é contundente, sem desrespeitar as opiniões divergentes. O comportamento ético e elegante provoca admiração nos colegas do Senado, tanto os aliados, quanto nos adversários. No Congresso Nacional Agripino tem uma atuação intensa, marcada pela habilidade na convivência com os pares, pela postura combativa em defesa da democracia e contra as irregularidades no serviço público. Em plenário tem voz altiva para uma política de crescimento econômico que gere mais emprego ao cidadão brasileiro.

AMOR AO RIO GRANDE DO NORTE

Desde o primeiro mandado no Legislativo Federal em 1987, José Agripino não esconde o amor e a dedicação ao Rio Grande do Norte. Uma dedicação vista com clareza em ações incansáveis e discursos inflamados pelo desenvolvimento do estado. Mesmo diante da posição de líder nacional, o olhar do parlamentar tem sempre o foco no seu estado. Quando os interesses do povo potiguar estão em jogo, ele deixa de lado as diferenças partidárias locais e faz questão de atuar na linha de frente para resolver os problemas que impedem o crescimento do estado.
Em solo potiguar é impossível encontrar um município que não tenha sido beneficiado pelo trabalho de José Agripino no Senado. Todas as cidades do estado receberam emendas do parlamentar, sem discriminação partidária. São açudes, calçamentos, ginásios poli-esportivos, obras de apoio turístico, infraestrutura hídrica, pavimentação, rodovias, investimentos capitaneados para saúde, educação, transporte, segurança, entre outros. Com esse zelo pelo estado, conseguiu no exercício da atividade parlamentar em Brasília, fazer o Brasil olhar de maneira especial para o RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário